ALMANAQUE DO ROBERTO



Página de recados de Roberto Carlos


MINHOCÁRIO DOMÉSTICO
02 de Setembro de 2012
comentar   tweet





Para quem não sabe, um minhocário (ou composteira) é uma fazenda de minhocas que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins.

 

Como fazer um minhocário caseiro

 

Você vai precisar de:

 

- Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas;
- Torneirinha de bebedouro;
- Pedaço de tela de arame grossa;
- Pedaço de manta permeável;
- Minhocas;
- Substrato (inicialmente um saco de 20Kg);
- Jornal sem cor;
- Restos de comida.

 

Corte o fundo de duas das caixas mantendo uma borda de 3 a 5 centímetros. Numa das caixas, fixe a tela de arame grossa, que deve estar na medida do fundo da caixa. Para facilitar, coloque a tela de arame dentro da caixa. Na outra caixa, fixe a manta permeável. Neste caso, é mais fácil fixar a manta por fora da caixa com fita vinílica ou similar.

 

Na caixa restante, corte lateralmente um orifício na mesma medida da torneirinha, fixando-a (sugiro usar silicone para evitar vazamentos).

 

A estrutura proposta usa somente uma tampa, que deve possuir algumas perfurações para permitir a oxigenação.

 

Coloque o substrato umedecido na caixa do meio e, em cima dele, as minhocas.Após três dias, acrescente o substrato na caixa superior e os restos de alimentos. Cubra com o jornal sem cor.

 

O período médio para produção do humus são 45 dias. Então, coloque uma peneira grossa, no topo do substrato, com restos de comida. Os restos vão atrair as minhocas, que passarão pela peneira, facilitando a retirada do humus.

 

Observações

 

As minhocas não gostam de sol e calor excessivos. Por isso, mantenha o minhocário em lugar à sombra e arejado. Também é importante manter a terra úmida.


MINHOCÁRIO ARBOREUM : www.minhocarioarboreum.com.br



Marcadores: