ALMANAQUE DO ROBERTO



Página de recados de Roberto Carlos


O BRASIL TEM JEITO
28 de Agosto de 2011
comentar   tweet





Quais as doenças que podem ser contraídas no banho de mar, caso a praia esteja sinalizada com a bandeira vermelha e a palavra imprópria ?
Cursos de água contaminados por esgotos domésticos, ao atingirem as águas das praias, podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários.

Estes microrganismos são responsáveis pela transmissão, aos banhistas, de doenças de veiculação hídrica tais como: gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras. Do ponto de vista de saúde pública, é importante considerar não apenas a possibilidade da transmissão dessas doenças, mas também, a presença de organismos patogênicos oportunistas, responsáveis por dermatoses e outras doenças, como conjuntivite, otite e doenças das vias respiratórias.

A doença mais comum associada à água poluída por esgotos é a gastroenterite.
Essa doença ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras manifestações menos graves incluem infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Nesse sentido recomenda-se que se EVITE:

- Evitar o banho de mar pelo menos até 24 horas após a ocorrência de chuvas;

- Evitar o banho de mar nas praias que sofrem influência direta de rios, canais e córregos afluentes, principalmente após a ocorrência de chuvas;

- Evitar o banho de mar sempre que observados sinais de poluição, tais como trechos com presença de línguas negras;

- Evitar o banho de mar nas praias NÃO RECOMENDADAS;

- Não jogar lixo nas areias, nem levar animais domésticos às praias.

 

AGÊNCIA REGULADORA DE ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO : www.agenersa.rj.gov.br



Marcadores: